Certificação de Veículo de Interesse Histórico
Membro da FIVA e com mais de 60 anos de experiência em veículos clássicos, o Museu do Caramulo, através da Fundação Abel e João de Lacerda, é uma entidade oficialmente reconhecida, pelo Despacho 10 298/2001, de 17/05 da DGV para Certificar Veículos de Interesse Histórico.
Automóveis Clássicos (30 anos ou mais)
Isenção da Inspecção Periódica Obrigatória
Isenção de IUC
Estatuto de clássico junto das seguradoras em caso de conflito
Permissão de circulação nas Zonas de Emissões Reduzidas
Validade: de 4 a 10 anos, mediante o ano de produção (consultar tabela abaixo)
Valor: €75
Automóveis Pré-Clássicos (20 a 29 anos)
Estatuto de Pré-Clássico junto das seguradoras em caso de conflito
Permissão de circulação nas Zonas de Emissões Reduzidas
Validade: 4 anos
Valor: €75
Atestado de Conservação e Originalidade
O Certificado de Veículo de Interesse Histórico pode atestar a qualidade de conservação e originalidade de um veículo, reconhecer o mesmo como Clássico ou Futuro Clássico, nomeadamente junto das seguradoras em caso de conflito, e permitir que este circule nas Zonas de Emissões Reduzidas.
Isenção da Inspecção Periódica Obrigatória
Todos os veículos certificados com Veículo de Interesse Histórico passam a estar isentos da Inspecção Periódica Obrigatória (IPO), durante o período de validade da Certificação. São considerados nesta categoria os veículos com pelo menos 30 anos de matrícula, de um modelo já não fabricado, objecto de conservação histórica, em estado original e sem características técnicas alteradas significativamente.
Isenção do Imposto Único de Circulação
Todos os veículos importados de um país da UE com primeira matrícula anterior a 1981 estão isentos de IUC. Todos os veículos posteriores a 1981 podem obter a isenção de IUC desde que estejam certificados como Veículo de Interesse Histórico e tenham, pelo menos, 30 anos de idade desde a data do seu fabrico.
Pontos a verificar nas Certificações
Carroçaria – Não deverá ter alterações. Deverá estar bem cuidada, sem pontos de ferrugem nem amolgadelas. A pintura, os cromados, as borrachas e os vidros deverão estar em bom estado, sem riscos e de cor uniforme
Capota – Nos veículos transformáveis, as capotas deverão estar perfeitamente funcionais e sem apresentar rasgões ou qualquer outro tipo de deterioração
Estofos – Os estofos e interiores forrados, deverão estar em bom estado de conservação, sem rasgões e de materiais de acordo com o modelo
Instrumentos – Os instrumentos deverão ser originais, em bom estado de funcionamento e de conservação (limpeza interior)
Limpa Vidros – Todo o sistema deverá estar em perfeito estado de funcionamento e as escovas com capacidade de remoção da água do vidro
Iluminação – Os faróis e farolins deverão ser da época do veículo, de marca adequada, em perfeito estado de funcionamento e iguais entre si quando em pares. No caso dos veículos mais antigos, poderão ser montados “piscas” suplementares, desde que não danificando a estrutura do veiculo
Chassis – O chassis deverá apresentar-se limpo e estar bem conservado
Suspensão – O sistema de suspensão deverá funcionar correctamente e ser original
Rodados – Poderão ser montadas jantes especiais, desde que sejam de época. (Ex. Jantes Minilite). As jantes deverão estar em boas condições, com os respectivos tampões, quando for o caso, os pneus deverão ser de acordo com a medida dos documentos e deverão ser iguais entre si, em termos de medida e marca
Direcção – O volante deverá ser o original ou extra de época e não poderão existir folgas
Travões – Os travões deverão estar em perfeito estado de funcionamento e eficiência
Motor – O motor deverá estar em boas condições, limpo, sem fugas de óleo, sem ruídos excessivos e sem emissões de fumo exageradas
Sistema de Combustível – O sistema de combustível deverá ser o original
Transmissão – A transmissão deverá apresentar-se limpa, lubrificada e bem conservada
Sistema Eléctrico – O sistema eléctrico deverá ser o original
Diversos – Todos os extras inseridos na viatura, como sejam rádios, faróis suplementares, antenas, etc, deverão ser de época
Em caso de dúvida sobre as condições do Veículo a certificar, poderão ser solicitados elementos adicionais.
Preçário
Certificações
Clássicos (mais de 30 anos) e Pré-clássicos (entre 20 e 29 anos) – € 75,00
Renovações (automóveis) – € 75,00
Motos – € 45,00
Renovações (motos) – € 45,00
Declarações
Para efeitos de Matrícula de Época (Particulares) – € 120,00
Para efeitos de Matrícula de Época (Clubes/Associados de Clubes) – € 100,00
Para efeitos de IUC (Particulares) – € 30,00
Para efeitos de IUC (Clubes/Associados de Clubes) – € 25,00
Para efeitos de IUC só é necessária para veículos importados fora da União Europeia.
Outros
Placa de certificação (personalizada com os dados do veículos) – €25,00 (com portes incluídos)
Reemissão do certificado – €20,00
Amigos do Museu – desconto de € 5 sobre os valores de tabela
Calendário
2024
Janeiro
Dia 13 – Aveiro, Guimarães, Leiria e Lisboa
Dia 20 – Porto e Viseu
Dia 27 – Vila Real e Lisboa
Fevereiro
Dia 03 – Portalegre, Estremoz, Guarda e Covilhã
Dia 10 – Aveiro, Évora, Funchal
Dia 17 – Algarve, Bragança, Castelo Branco, Lisboa e Porto
Dia 24 – Braga, Chaves e Coimbra
Março
Dia 02 – Lisboa
Dia 09 – Aveiro, Leiria, Porto e Tomar
Dia 16 – Guimarães, Rio Maior e Caldas da Rainha
Dia 23 – Lisboa e Viana do Castelo
Abril
Dia 06 – Lisboa
Dia 13 – Algarve, Aveiro, Coimbra e Funchal
Dia 20 – Braga, Vila Real, Porto e Viseu
Dia 27 – Lisboa
Maio
Dia 04 – Guarda e Covilhã
Dia 11 – Bragança, Évora e Lisboa
Dia 18 – Aveiro, Guimarães e Castelo Branco
Dia 25 – Chaves, Leiria, Lisboa e Porto
Junho
Dia 01 – Algarve, Braga, Rio Maior e Caldas da Rainha
Dia 15 – Aveiro, Funchal, Lisboa e Porto
Dia 22 – Coimbra, Portalegre, Estremoz e Viana do Castelo
Dia 29 – Lisboa
Julho
Dia 06 – Tomar e Viseu
Dia 13 – Aveiro, Bragança, Lisboa e Porto
Dia 20 – Algarve, Guimarães e Leiria
Dia 27 – Vila Real
Dia 27 – Lisboa
Agosto
Dia 03 – Funchal e Porto
Dia 10 – Braga, Évora, Funchal e Lisboa
Dia 17 – Aveiro, Castelo Branco e Coimbra
Dia 24 – Chaves e Lisboa
Setembro
Dia 14 – Guimarães, Lisboa e Porto
Dia 21 – Algarve, Aveiro, Leiria, Rio Maior, Caldas da Rainha e Viseu
Dia 28 – Guarda, Covilhã e Lisboa
Outubro
Dia 05 – Evento Almada Extreme Sprint
Dia 12 – Braga, Castelo Branco, Coimbra, Funchal, Lisboa e Porto
Dia 19 – Aveiro
Dia 26 – Vila Real, Lisboa, Portalegre, Estremoz e Viana do Castelo
Novembro
Dia 02 – Viseu
Dia 09 – Lisboa e Porto
Dia 16 – Aveiro, Guimarães, Évora e Tomar
Dia 23 – Algarve e Bragança
Dia 30 – Chaves e Lisboa
Dezembro
Dia 07 – Braga, Funchal, Guarda, Covilhã, Lisboa e Porto
Dia 14 – Aveiro, Coimbra e Leiria
Dia 21 – Portalegre, Estremoz, Rio Maior e Caldas da Rainha
Validade das certificações
Veículos produzidos até 1918 – 10 anos
Veículos produzidos de 1919 até 1945 – 8 anos
Veículos produzidos de 1946 até 1960 – 6 anos
Veículos produzidos após 1960 – 4 anos
Veículos com menos de 30 anos (Futuros Clássicos) – 4 anos
Contactos
certificacoes@museudocaramulo.pt
Tel +351 232 861 270 | +351 910 931 915
Linha WhatsApp +351 910 931 915
As certificações podem ser feitas no Museu do Caramulo ou noutros locais, sob marcação.
(*chamada para rede nacional)