Certificação de Veículo de Interesse Histórico

Membro da FIVA e com mais de 60 anos de experiência em veículos clássicos, o Museu do Caramulo, através da Fundação Abel e João de Lacerda, é uma entidade oficialmente reconhecida, pelo Despacho 10 298/2001, de 17/05 da DGV para Certificar Veículos de Interesse Histórico.

Automóveis Clássicos (30 anos ou mais)
Isenção da Inspecção Periódica Obrigatória
Isenção de IUC
Estatuto de clássico junto das seguradoras em caso de conflito
Permissão de circulação nas Zonas de Emissões Reduzidas
Validade: de 4 a 10 anos, mediante o ano de produção (consultar tabela abaixo)
Valor: €75

Automóveis Pré-Clássicos (20 a 29 anos)
Estatuto de Pré-Clássico junto das seguradoras em caso de conflito
Permissão de circulação nas Zonas de Emissões Reduzidas
Validade: 4 anos
Valor: €75

Atestado de Conservação e Originalidade
O Certificado de Veículo de Interesse Histórico pode atestar a qualidade de conservação e originalidade de um veículo, reconhecer o mesmo como Clássico ou Futuro Clássico, nomeadamente junto das seguradoras em caso de conflito, e permitir que este circule nas Zonas de Emissões Reduzidas.

Isenção da Inspecção Periódica Obrigatória
Todos os veículos certificados com Veículo de Interesse Histórico passam a estar isentos da Inspecção Periódica Obrigatória (IPO), durante o período de validade da Certificação. São considerados nesta categoria os veículos com pelo menos 30 anos de matrícula, de um modelo já não fabricado, objecto de conservação histórica, em estado original e sem características técnicas alteradas significativamente.

Isenção do Imposto Único de Circulação
Todos os veículos importados de um país da UE com primeira matrícula anterior a 1981 estão isentos de IUC. Todos os veículos posteriores a 1981 podem obter a isenção de IUC desde que estejam certificados como Veículo de Interesse Histórico e tenham, pelo menos, 30 anos de idade desde a data do seu fabrico.

Pontos a verificar nas Certificações

Carroçaria – Não deverá ter alterações. Deverá estar bem cuidada, sem pontos de ferrugem nem amolgadelas. A pintura, os cromados, as borrachas e os vidros deverão estar em bom estado, sem riscos e de cor uniforme

Capota – Nos veículos transformáveis, as capotas deverão estar perfeitamente funcionais e sem apresentar rasgões ou qualquer outro tipo de deterioração

Estofos – Os estofos e interiores forrados, deverão estar em bom estado de conservação, sem rasgões e de materiais de acordo com o modelo

Instrumentos – Os instrumentos deverão ser originais, em bom estado de funcionamento e de conservação (limpeza interior)

Limpa Vidros – Todo o sistema deverá estar em perfeito estado de funcionamento e as escovas com capacidade de remoção da água do vidro

Iluminação – Os faróis e farolins deverão ser da época do veículo, de marca adequada, em perfeito estado de funcionamento e iguais entre si quando em pares. No caso dos veículos mais antigos, poderão ser montados “piscas” suplementares, desde que não danificando a estrutura do veiculo

Chassis – O chassis deverá apresentar-se limpo e estar bem conservado

Suspensão – O sistema de suspensão deverá funcionar correctamente e ser original

Rodados – Poderão ser montadas jantes especiais, desde que sejam de época. (Ex. Jantes Minilite). As jantes deverão estar em boas condições, com os respectivos tampões, quando for o caso, os pneus deverão ser de acordo com a medida dos documentos e deverão ser iguais entre si, em termos de medida e marca

Direcção – O volante deverá ser o original ou extra de época e não poderão existir folgas

Travões – Os travões deverão estar em perfeito estado de funcionamento e eficiência

Motor – O motor deverá estar em boas condições, limpo, sem fugas de óleo, sem ruídos excessivos e sem emissões de fumo exageradas

Sistema de Combustível – O sistema de combustível deverá ser o original

Transmissão – A transmissão deverá apresentar-se limpa, lubrificada e bem conservada

Sistema Eléctrico – O sistema eléctrico deverá ser o original

Diversos – Todos os extras inseridos na viatura, como sejam rádios, faróis suplementares, antenas, etc, deverão ser de época

Em caso de dúvida sobre as condições do Veículo a certificar, poderão ser solicitados elementos adicionais.

Preçário

Certificações

Clássicos (mais de 30 anos) e Pré-clássicos (entre 20 e 29 anos) – € 75,00

Renovações (automóveis) – € 75,00

Motos – € 45,00

Renovações (motos) – € 45,00

Declarações

Para efeitos de Matrícula de Época (Particulares) – € 120,00

Para efeitos de Matrícula de Época (Clubes/Associados de Clubes) – € 100,00

Para efeitos de IUC (Particulares) – € 30,00

Para efeitos de IUC (Clubes/Associados de Clubes) – € 25,00

Para efeitos de IUC só é necessária para veículos importados fora da União Europeia.

Outros

Placa de certificação (personalizada com os dados do veículos) – €25,00 (com portes incluídos)

Reemissão do certificado – €20,00

Amigos do Museu – desconto de € 5 sobre os valores de tabela

Calendário

2024

Janeiro
Dia 13 – Aveiro, Guimarães, Leiria e Lisboa
Dia 20 – Porto e Viseu
Dia 27 – Vila Real e Lisboa

Fevereiro
Dia 03 – Portalegre, Estremoz, Guarda e Covilhã
Dia 10 – Aveiro, Évora, Funchal
Dia 17 – Algarve, Bragança, Castelo Branco, Lisboa e Porto
Dia 24 – Braga, Chaves e Coimbra

Março
Dia 02 – Lisboa
Dia 09 – Aveiro, Leiria, Porto e Tomar
Dia 16 – Guimarães, Rio Maior e Caldas da Rainha
Dia 23 – Lisboa e Viana do Castelo

Abril
Dia 06 – Lisboa
Dia 13 – Algarve, Aveiro, Coimbra e Funchal
Dia 20 – Braga, Vila Real, Porto e Viseu
Dia 27 – Lisboa

Maio
Dia 04 – Guarda e Covilhã
Dia 11 – Bragança, Évora e Lisboa
Dia 18 – Aveiro, Guimarães e Castelo Branco
Dia 25 – Chaves, Leiria, Lisboa e Porto

Junho
Dia 01 – Algarve, Braga, Rio Maior e Caldas da Rainha
Dia 15 – Aveiro, Funchal, Lisboa e Porto
Dia 22 – Coimbra, Portalegre, Estremoz e Viana do Castelo
Dia 29 – Lisboa

Julho
Dia 06 – Tomar e Viseu
Dia 13 – Aveiro, Bragança, Lisboa e Porto
Dia 20 – Algarve, Guimarães e Leiria
Dia 27 – Vila Real
Dia 27 – Lisboa

Agosto
Dia 03 – Funchal e Porto
Dia 10 – Braga, Évora, Funchal e Lisboa
Dia 17 – Aveiro, Castelo Branco e Coimbra
Dia 24 – Chaves e Lisboa

Setembro
Dia 14 – Guimarães, Lisboa e Porto
Dia 21 – Algarve, Aveiro, Leiria, Rio Maior, Caldas da Rainha e Viseu
Dia 28 – Guarda, Covilhã e Lisboa

Outubro
Dia 05 – Evento Almada Extreme Sprint
Dia 12 – Braga, Castelo Branco, Coimbra, Funchal, Lisboa e Porto
Dia 19 – Aveiro
Dia 26 – Vila Real, Lisboa, Portalegre, Estremoz e Viana do Castelo

Novembro
Dia 02 – Viseu
Dia 09 – Lisboa e Porto
Dia 16 – Aveiro, Guimarães, Évora e Tomar
Dia 23 – Algarve e Bragança
Dia 30 – Chaves e Lisboa

Dezembro
Dia 07 – Braga, Funchal, Guarda, Covilhã, Lisboa e Porto
Dia 14 – Aveiro, Coimbra e Leiria
Dia 21 – Portalegre, Estremoz, Rio Maior e Caldas da Rainha

Validade das certificações

Veículos produzidos até 1918 – 10 anos

Veículos produzidos de 1919 até 1945 – 8 anos

Veículos produzidos de 1946 até 1960 – 6 anos

Veículos produzidos após 1960 – 4 anos

Veículos com menos de 30 anos (Futuros Clássicos) – 4 anos

Contactos

certificacoes@museudocaramulo.pt

Tel +351 232 861 270 | +351 910 931 915

Linha WhatsApp +351 910 931 915

As certificações podem ser feitas no Museu do Caramulo ou noutros locais, sob marcação.

(*chamada para rede nacional)